Ecocardiograma

[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]A Ecocardiografia ou Ecocardiograma Uni e Bidimensional com Doppler colorido é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos (salvo exceções).

Dentre as sua indicações podemos incluir a avaliação da:

• Função ventricular esquerda, de dispneia e edema, e das cardiomiopatias.
  • Valvopatias de sopro cardíaco e de próteses valvares.
  • Dor torácica com suspeita de etiologia cardíaca, com diferenciação entre síndrome isquêmica aguda, pericardite, dissecção de aorta, estenose valvar aórtica, prolapso de valva mitral, cardiomiopatia hipertrófica e outras patologias extracardíacas, como tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago ou osteoneuropatias.
  • Efeitos da hipertensão arterial sistêmica.
  • Eventos cardioembólicos, centrais ou periféricos.
  • Hipertensão no tromboembolismo pulmonar e em doenças pulmonares.
  • Substrato anatômico para arritmias e síncope.
  • Massas e tumores intracardíacos.
  • Doenças do pericárdio.
  • Doenças da aorta torácica, da artéria pulmonar e das veias cavas e pulmonares.
  • Cardiopatias congênitas.
  • Pacientes criticamente enfermos ou politraumatizados.
  • Rotina cardiológica em pacientes assintomáticos, porém sob situações especiais, como gravidez ou atividade atlética de alta performance.
  • Doenças sistêmicas ou de terapêuticas com envolvimento cardíaco.
  • Seguimento evolutivo dessas doenças ou avaliação do efeito de medidas terapêuticas.
  • Monitorização cardíaca durante procedimentos invasivos (por exemplo: biópsia miocárdica).

Contraindicação

Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.

Limitações do exame

Em pacientes que apresentem:

• Limitação de janela acústica por interposição de ar ou tecidos (enfisema subcutâneo, doença pulmonar obstrutiva periférica (DPOC), obesidade, prótese mamária, entre outras).
  • Limitação de acesso ao tórax (curativos, feridas cirúrgicas, drenos, entre outros).
  • A presença de líquidos (por exemplo: derrame pleural ou pericárdico) não costuma prejudicar a imagem devido ao meio líquido ser facilitador da transmissão do ultrassom.

Preparo:

• Não há preparo.

Orientações Gerais:

• Trazer o pedido médico com data válida, carteirinha do convênio, documento de identificação e autorização do convênio, se necessário;
  • Chegar com 30 minutos de antecedência para cadastro na recepção, preenchimento da guia e autorização do convênio, se necessário;
  • Trazer os exames anteriores de imagem da região a ser examinada (Ex: Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Raios-X).

[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]