Uma das melhores clinicas de imagem em Salvador, Bahia, Brasil.
Sábado das 07hs às 12hs.
71 3237-1132
sac@clinicamatteoni.com.br

Related Posts

[mkdf_blog_list widget_title='Related Posts' number_of_posts='3' space_between_columns='normal' order_by='date' order='ASC' image_size='thumbnail' post_info_section='yes' number_of_columns='1' type='simple' ]
Imagem do título

Elastografia

A elastografia é uma técnica de imagem que avalia a elasticidade do tecido, ou seja, tenta ver se o tecido está normal ou mais duro, e isto pode no fígado representar fibrose ou cirrose e na mama, tireoide, gânglios do pescoço e próstata, ver se o nódulo é benigno ou maligno.

A elastografia pode ser feita por um equipamento de ultrassonografia ou de ressonância magnética, sendo mais comum por ultrassom, o primeiro equipamento que surgiu para o fígado foi o fibroscan, mas hoje existem máquinas mais completas e a literatura mundial mostra que os resultados são melhores.

Existe apenas uma máquina que realiza elastografia em tempo-real e também é a única que que pode fazer além do procedimento do fígado ou elastografia hepática, também da tireoide, mama, próstata e gânglios do pescoço. Esta máquina chama-se Aixplorer e pode ser encontrada em nossa clínica, que é a única no Norte e Nordeste do país a ter a mesma.

O procedimento como toda técnica de Ultrassonografia não causa dor, nem desconforto para o paciente, e não tem nenhum efeito colateral, ou seja não causa mal. Geralmente o exame leva em torno de 05 a 10 min e precisa apenas de jejum de 04 horas.

A partir de janeiro deste ano (2018), o procedimento do fígado entrou no rol da ANS, então passou a ser coberta pelos planos de saúde. Em nossa clínica já estamos atendendo por diversos convênios. Entre em contato com a nossa central de atendimento (71) 3237-1132 para saber se seu plano já esta sendo atendido, caso ainda não esteja poderemos oferecer condições especiais.

Importante salientar que está técnica em muitos casos substitui a biopsia do fígado e inclusive o Ministério da Saúde já libera o tratamento para hepatite C com o resultado da elastografia, não sendo mais obrigatório a biopsia. Em diversos países da Europa e da Ásia onde já se utiliza o exame há muito tempo, reduziu muito o número de biopsia.

Clique no procedimento de elastografia desejado para obter informações sobre preparo e orientações gerais.