Uma das melhores clinicas de imagem em Salvador, Bahia, Brasil.
Sábado das 07hs às 12hs.
71 3237-1132

Related Posts

Imagem do título

Mamografia Digital

Câncer de Mama e a Importância da Mamografia / Mamografia Digital

A mamografia / mamografia digital é uma ferramenta importante na detecção precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte entre esse público.

O exame de mamografia / mamografia digital não é perigoso e a dose de radiação usada é baixíssima. É importante lembrar que o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial usualmente permite um tratamento menos agressivo, determinando melhor qualidade de vida, com menos mutilação e menos efeitos colaterais, aumentando as taxas de cura pela doença.

Importância em realizar o exame da mamografia digital.

Realização da mamografia digital.

A mamografia / mamografia digital é feita da mesma forma independente do tamanho das mamas, sendo as incidências realizadas durante o exame as mesmas. Imagens adicionais são adquiridas em pacientes com prótese ou implante mamário ou quando algum achado precisa ser avaliado mais minuciosamente. No aparelho as mamas são adequadamente posicionadas, uma de cada vez e as imagens são obtidas em apenas alguns segundos.

O exame de mamografia / mamografia digital causa dor?

O exame de mamografia / mamografia digital pode causar algum incomodo ou desconforto (pois as mamas são comprimidas), que varia entre as mulheres, mas usualmente não dói.

Algumas recomendações para o dia do exame….

Embora a roupa não atrapalhe o exame, pois a paciente precisará se despir da cintura para cima para expor as mamas, sugerimos que utilizem roupas confortáveis e que sejam de fácil manuseio. Não use desodorante, talco ou loção nas axilas ou nos seios, pois eles podem aparecer na mamografia e interferir no diagnóstico correto.

Se você tem vergonha de fazer o exame, somos o que você procura!

O procedimento é realizado em nossa clínica por uma competente técnica de radiologia, que com toda a sua experiência, faz com que a paciente se sinta em casa antes e durante o procedimento. Uma pequena entrevista é feita inicialmente, onde algumas perguntas são realizadas (ex: fase do ciclo menstrual, uso de reposição hormonal, antecedente de cirurgia, etc…) e para que todas as dúvidas sejam tiradas.

Em que fase do ciclo menstrual devo realizar o exame?

O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual, mas sugerimos que preferencialmente seja feito uma semana após o período menstrual. Usualmente no período da menstruação as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.

A partir de quando devemos realizar a mamografia / mamografia digital?

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam realização anual de mamografia para as mulheres entre 40 e 74 anos, preferencialmente com a técnica digital, a qual utilizamos na nossa Clínica. A partir dos 75 anos recomenda-se o rastreamento com mamografia para as mulheres que tenham expectativa de vida maior que 7 anos, baseada nas suas comorbidades. (Radiol Bras. 2017 Jul/Ago;50(4):244–249).

Vale lembrar que existem situações especiais onde se recomenda realização da mamografia antes dos 40 anos (ex: mulheres com mutação dos genes BRCA1 ou BRCA2, ou com parentes de 1° grau com mutação provada) ou onde o intervalo do exame deve ser menor que 1 anos.

Não esqueça que a realização da mamografia não substitui o autoexame das mamas. O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez no mês e é de suma importância, pois auxilia a mulher a conhecer o próprio corpo, facilitando para que ela perceba o mais precocemente alterações que possam surgir.

Lembre-se de trazer seus exames anteriores!

É importante trazer a sua última mamografia e outros exames de mama que possua, como ultrassonografia e ressonância magnética, para que possamos fazer o estudo comparativo!

Informe sempre ao seu médico ou a técnica de radiologia se houver possibilidade de estar grávida.

Atendemos a diversos convênios (clique e acesse a lista completa), o que facilita o seu atendimento conosco e também a pacientes particulares.

Orientações Gerais:

  • Trazer o pedido médico com data válida, carteirinha do convênio, documento de identificação e autorização do convênio, se necessário;
  • Chegar com 30 minutos de antecedência para cadastro na recepção, preenchimento da guia e autorização do convênio, se necessário;
  • Trazer os exames anteriores de imagem da região a ser examinada (Ex: Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Raios-X).