Gordura no Fígado

Você já ouviu alguém falar que tem gordura no fígado? Sabe do que se trata?
O fígado já trabalha naturalmente com uma quantidade de lipídeos dentro das suas células, produzindo e excretando gordura. Quando há aumento do conteúdo gorduroso intracelular, causando desequilíbrio entre a síntese e a degradação dessa gordura, temos o quadro da esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado.

Entre algumas causas, podemos citar o abuso de bebidas alcoólicas – neste caso, chamamos de esteatose hepática alcoólica. Sobrepeso e obesidade são as principais causas não alcoólicas. Embora considerada uma condição benigna de baixo risco, pode evoluir para quadros mais graves, nos quais a inflamação crônica pode progredir para a cirrose hepática.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exames de Imagem, sendo a ultrassonografia a técnica mais utilizada. Exames de laboratório, que verificam as enzimas hepáticas, também podem ser indicados para avaliação do órgão. A ultrassonografia de abdome poderá ser solicitada pelo seu médico como parte de um check-up, mesmo que não haja queixas específicas, pois a esteatose hepática é uma condição assintomática.


Está com essa solicitação em mãos? Agende seu horário, teremos prazer em recebê-lo em nossa Clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these

×